Entre os amantes da cozinha oriental são comuns os que a acompanham com um bom saquê ou os que optam por um chá verde mas, o típico português é aquele que se destaca por preferir um bom vinho, certo? Mas a grande questão que se coloca é:
Que vinho escolher? Todos encaixam com este prato japonês??
Sabemos que esta combinação nem sempre é perfeita, por isso, deixamos a nossa sugestão segundo o nosso gosto.
Há algo de semelhante em todas as sugestões que se seguem, falaremos sempre de vinhos leves e frescos. Estes serão sempre a melhor opção para harmonizar com a complexidade e diversidade de sabores fortes que sushi pode
apresentar. E quando falamos de leves e frescos pensamos de imediato em alvarinhos, espumantes, rosés e vinhos brancos, é claro!
Contudo é importante ter em conta que os molhos e condimentos usados no sushi com as suas propriedades podem alterar o paladar do vinho e, por isso, devem ter cuidados especiais.
O indispensável molho de soja tem um toque intenso e salgado na sua composição, por isso, para os amantes dele, cuidado na escolha do vinho! O seu uso excessivo pode alterar por completo a percepção sobre o vinho, tornando-o amargo e desagradável.
Para fãs de wasabi, cuidado! O wasabi é um tempero inimigo do vinho, interferindo na perceção de sabores devido à sua característica picante que pode alterar as papilas gustativas.
E o conhecido molho teriyaki? Um molho bem doce e com uma textura vincada. Este pode tornar a harmonização com o vinho fatal, escondendo todo o sabor fresco e leve de alguns vinhos.
Finalmente o gengibre, um dos ingredientes que mais dores de cabeça nos deu! O seu sabor forte e picante pode transformar completamente o vinho que escolher.
Por tudo isto, seguem as recomendações:
Para quem gosta de bolhinhas, um Espumante Bruto Alvarinho Dom Salvador 2020, com aromas futados muito equilibrados, com uma complexidade muito agradável, uma boa acidez e final a fruta natural da casta para contrastar e cortar a gordura dos fritos dos hot rolls e tempuras. Este espumante elegante é uma óptima opção para limpar o palato naturalmente entre pratos.
Adequados, destacam-se também os vinhos verdes e temos duas sugestões distintas para casar com o sushi, o Vinho Alvarinho Reserva Branco 2020 Encosta da Capela, aromático, de frutos cítricos, fresco e com mineralidade, apresentando volume e suntuosidade na boca. A segunda escolha é o Vinho Alvarinho Vinhas Velhas da Quinta de Melgaço, elegante, e de personalidade única, aroma cheio e furtado, com uma acidez equilibrada e um final longo é persistente, perfeito para combinar com um bom sushi.
Não menos importante, os vinhos brancos aromáticos, pouco estruturados, com boa acidez e frescura são uma óptima combinação para uma refeição de sushi. Experimente sushi, hosomakis e sashimis com o nosso Vinho Branco Colheita 2018 Arribas do Douro que promete estar à altura dos sabores delicados do peixe e do arroz bem como dos já falados ingredientes picantes e adocicados (wasabi, gengibre e molho teryaki).
Por último, estacam-se os vinhos rosés, que embora sejam mais estruturados que os brancos, são igualmente frescos e ácidos. Pode acompanhar o Vinho Verde Rosé Destalo com um temaki de atum. Com as suas notas coloridas de frutos vermelhos e acabamento acídico e envolvente garantem a excelente combinação com peças de peixes de carne mais escura.
Recorde-se que mais importante que as sugestões que lhe demos anteriormente, são os seu gostos e preferências pessoais, sendo assim, experimente as nossas sugestões, crie as suas próprias harmonizações e torne-se num verdadeiro expert neste assunto!
Boa prova e bom sushi!