Mergulhe na História do Soalheiro
Foi a primeira marca de Alvarinho de Melgaço e veio para permanecer no tempo com história e qualidade. António Luís Cerdeira, filho dos fundadores, recorda as vindimas como primeira memória do Soalheiro. Vindimas estas que juntavam família, amigo, festa e muita alegria. “Depois o rótulo, bonito e simples, Soalheiro.” - diz.

A Soalheiro identifica-se como uma empresa familiar. Apesar de fundada em 1982, é em 1974 que tudo começa quando João António Cerdeira plantou uma pequena parcela de vinha toda ela com a casta Alvarinho. Esta parcela chamava-se “Soalheiro” porque, devido à sua localização, recebe a luz do sol durante todo o dia. Uns anos depois, em 1982, João António transformou a sua paixão pela vinha e pelo vinho numa pequena produção familiar independente, tirou o Ford Escort vermelho da garagem da família e esta passou a ser a adega do Soalheiro, a primeira marca de Alvarinho em Melgaço. Foi da primeira parcela de Alvarinho que nasceu o “Primeiras Vinhas”, um vinho que transporta a paixão que têm pelas primeiras videiras e o compromisso com a preservação das vinhas velhas.

Hoje, a terceira geração da família, os irmãos Maria João e António Luís, juntamente com a sua mãe, Maria Palmira Cerdeira, continuam o projeto familiar. António Luís, formado em Enologia, construiu um profundo conhecimento da casta Alvarinho ao longo da vida. Maria João, veterinária de profissão, assume a responsabilidade pela viticultura e introduziu com sucesso o modo de produção biológico nas suas vinhas.

A sua visão estende-se ao Território e inclui a revitalização sustentável do meio rural envolvente. Isto levou-os a investir no enoturismo e, mais recentemente, na produção de Infusões biológicas.

Pode ler a história mais completa aqui .

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.