O cheiro a sardinha assada no ar, o calor a chegar e os manjericos à venda em cada esquina…Os Santos Populares respiram tradição, alegria, cor e sabor. Celebrados ao longo do mês de junho, estas festas são marcadas por homenagens aos principais santos populares, sendo eles Santo António, São João e São Pedro. Portugueses e visitantes acabam reunidos para partilhar momentos de convívio, tradições e claro, a nossa deliciosa gastronomia!
Os Santos Populares estão muito enraizados na cultura portuguesa e misturam elementos religiosos e pagãos, remontando a tempos ancestrais. São vistos como protetores das comunidades e símbolos de fé, amor e prosperidade.
A gastronomia acaba por desempenhar um papel central nestas comemorações aos Santos onde os pratos que mais se destacam são, entre eles, o caldo verde, acompanhado sempre de chouriço e as sardinhas assadas, irresistíveis e habitualmente servidas com pão ou broa, regadas com um fio de azeite. As comidas típicas ganham destaque e surpreendem até os paladares de quem vem de fora!
As festas dos Santos Populares são marcadas por muita festa e animação e ocorrem um pouco por todo o país, mas algumas cidades são especialmente conhecidas pelas suas comemorações! Em Lisboa, as ruas são enfeitadas, há arraiais e marchas populares, onde cada bairro compete e há os famosos casamentos de Santo António, tradição onde casais se juntam em matrimónio simbólico, não fosse este Santo ser conhecido por ser O Casamenteiro! Já no Porto, a festa concentra-se nas ruas, com música e danças folclóricas, as fogueiras que dizem afastar os maus espíritos, o fogo de artificio que ilumina os céus, criando um espetáculo de luz e cor e a tradicional queima dos balões de São João, em que se pede habitualmente um desejo antes de o queimar e ser lançado ao ar. No São Pedro, procissões, bailes e marchas populares são organizadas nas ruas e a música está também sempre presente. Na gastronomia, a sardinha assada, o pimento, a broa, o caldo verde e o vinho são os elementos principais da festa.
É caso para se dizer “Santo António já se acabou, o São Pedro está-se acabar, São João, São João, São João, dá cá um balão para eu brincar”…