A Casta Alvarinho: Origem, Características e Harmonizações

É uma das variedades portuguesas mais admiráveis, originária do noroeste peninsular.

O Alvarinho é uma uva típica portuguesa, originária de MelgaçoRegião dos Vinhos Verdes. Os espanhóis tentam reivindicar sua origem, alegando ser da Galiza. Lá leva o nome de Albariño.

Atualmente é plantada em diversas regiões de Portugal, mas é na Sub-região de Monção e Melgaço que se revela e atinge o máximo das suas potencialidades devido ao seu terroir único no mundo. Esta região está protegida por um conjunto de montanhas que criam condições de precipitação, temperatura e horas de sol necessárias para a melhor maturação desta casta.

É uma das castas brancas mais notáveis e considerada, por muitos, a melhor de Portugal. Tem baixa produção, uma vez que os seus cachos são pequenos e com muita semente. A uva tem a pele grossa o que permite suportar o frio. Possui teor de açúcar elevado, o que resulta em vinhos mais alcoólicos, e acidez alta.

Características

Os vinhos de Alvarinho são delicados e perfumados, mas bem estruturados. Mesmo sendo um vinho branco, o Alvarinho apresenta uma quantidade relativamente alta de taninos. É uma casta muito aromática, com notas que mesclam flores e frutas, com nuances de banana, limão, maçã, maracujá, erva cidreira e flor de laranjeira. O paladar é fresco, com notas cítricas e minerais, e acidez equilibrada.

Possui graduação alcoólica, acima dos 11%, quando comparadas as demais castas dos Vinhos Verdes que rondam os 9%. Tem grande potencial de envelhecimento, durando até os dez anos de idade com toda a plenitude.

Mesmo tendo capacidade para fermentação em madeira, dificilmente o ganho será superior à perda da fruta. Mas alguns produtores têm apostado nisso, justamente para dar uma nova cara para a região. 

São vinhos para serem bebidos frescos, mas não muito gelados para que não percam os aromas. O ideal é servir entre os 10 e os 12 graus.

Harmonização

Os vinhos de Alvarinho são leves, frutados, minerais e com boa acidez. E por ter essas características sua harmonização é compatível com um variado tipo de receitas. O Alvarinho combina perfeitamente com comidas do mar, tal como: peixes gordos, bacalhau assado ou grelhado, sardinha, frutos do mar com sabor forte, ostras e pratos da culinária japonesa. Também é bem acompanhado com carne de porco e aves, desde grelhadas até como recheio de arroz ou risoto. 

Conheça algumas das nossas sugestões dos Vinhos Alvarinho que dispomos, aqui.

Já conhecia a Casta Alvarinho? 

Laisser un commentaire

Tous les commentaires sont modérés avant d'être publiés