As castanhas no dia de São Martinho

As tradições pela Europa neste dia são muitas mas em Portugal é habitual fazer-se um grande magusto para celebrar o dia. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. Mas hoje não falamos de vinho, falamos de castanhas. Sabe o porque de comermos castanhas deste dia?
Uma vez festejado durante a época da colheita da castanha, indissociáveis desta data, as festividades em honra de São Martinho acabaram por ficar ligadas à tradição dos magustos, que manda acender uma fogueira e assar castanhas, beber jeropiga ou água pé e, claro, o vinho novo das colheitas. O provérbio popular diz que “no dia dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho”. Porém, a associação das castanhas ao São Martinho é algo difusa, havendo mesmo quem coloque esta tradição no Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, em que o fruto era colocado na mesa para que os mortos da família pudessem comer.

Já agora, conhece a história e a lenda de São Martinho? É na data do seu enterro, três dias depois de ter morrido em Candes, que se comemora o dia que lhe é dedicado. Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. O acontecimento é conhecido pelo “verão de São Martinho” e é muitas vezes associado à conhecida lenda de São Martinho. Segundo a lenda, São Martinho de Tours encontrou-se com um mendigo durante uma tempestade de neve e com a espada cortou o seu manto ao meio para partilhar com o pedinte e protegê-lo da chuva. Diz a lenda que, num ápice, o frio parou e o sol quente apareceu. Acredita-se que esta mudança no estado do tempo tenha sido a recompensa por Martinho ter sido generoso para com o mendigo, dando origem ao famoso “Verão de São Martinho”.

Agora que já conhece um pouco mais sobre este dia, fica a faltar-lhe comer umas boas castanhas assadas! Pode faze-las em casa e basta seguir os seguintes passos:

1. Preaqueça o forno a 200Cº graus
2. Com uma faca, golpeie as castanhas
3. Deixe-as de molho em água com sal durante 10 a 15 minutos
4. Num tabuleiro, disponha as castanhas e salpique-as com sal grosso
5. Leve ao forno durante 30 a 40 minutos ou até as cascas abrirem
6. Retire do forno e desfrute

Bom proveito e bom dia de São Martinho para si!

Portugal

Leave a comment

All comments are moderated before being published