A História de Dona Antónia Adelaide Ferreira: Casa da Ferreirinha

Neste Dia Internacional da Mulher, recordamos a conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e se fizeram notar na História portuguesa. Foi assim conhecida D. Antónia Ferreira.
Notável pelo cultivo de vinho e pelas suas notáveis inovações, Dona Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida pelo afectuoso nome de Ferreirinha, nasceu em 1811 numa família de viticultores e pequenos comerciantes de Vinho do Porto.
Graças a uma combinação – rara para a época – de visão, coragem, independência de espírito e empreendedorismo, desenvolveu de forma impressionante a empresa familiar, tornando-se na proprietária do maior património agrícola do Douro e dona de uma das maiores fortunas do país. 
Após a morte de Dona Antónia, os seus herdeiros constituíram em 1898 uma sociedade anónima chamada de Companhia Agrícola e Comercial dos Vinhos do Porto – que era sobretudo conhecida como “Casa Ferreirinha”- cujo objecto era produzir, envelhecer e comercializar os vinhos provenientes das uvas das diferentes quintas da família, hoje a denotável Ferreirinha, a marca pioneira e líder nos vinhos não fortificados do Douro.

Hoje Francisco, Luísa e Jaime estão ligados à gestão da empresa, cada um o seu papel, e partilham a mesma paixão pelo vinho. De uma vindima à outra respeitam a tradição e mantêm a mente aberta à inovação. Toda a família Olazabal imprime o seu entusiasmo e contribui para perpetuar o projeto de D. Antónia de tornar a Quinta do Vale Meão uma Quinta modelo no seu próprio tempo.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.