- Por dia podemos comer, em média, até 50 gramas de chocolate, desde que ele tenha pelo menos 70% de cacau- isto equivale a metade de uma tablete. É já uma boa desculpa.
- O chocolate ajuda a prevenir o envelhecimento. A semente de cacau é composta por antioxidantes que têm propriedades antienvelhecimento. Para quê cremes anti-aging?
- O chocolate combate várias doenças, principalmente o chocolate amargo. Pode melhorar a saúde do coração, a pressão sanguínea, reduzir o "mau colesterol" e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.
- O chocolate é ativante e provoca felicidade. Embora o cacau tenha uma mínima percentagem de cafeína, está munido de teobromina, a substância que estimula as hormonas que nos dão prazer. O chocolate estimula a produção de hormonas semelhantes às que são produzidas quando estamos apaixonados.
- Diz-se que a primeira chocólatra do mundo foi a princesa espanhola Ana de Áustria. No início do século XVII, o chocolate ainda era somente uma bebida à base de cacau mas a princesa não passava um dia sem a sua dose e é considerada a responsável pela chegada do chocolate à França.
- Os portugueses comem cerca de 1,5kg de chocolate por ano.
- O chocolate branco não é considerado chocolate de verdade. O chocolate branco é feito com a manteiga do cacau misturada com leite e açúcar.
- Consumir chocolate também ajuda a liberar endorfinas, que geram sensação de bem-estar e aumenta a produção de serotonina, que acalma e alivia a ansiedade.
- Atualmente 70% das plantações estão concentradas na África. A Costa do Marfim é o maior produtor e se faz responsável por cerca de 30% do cacau mundial.
- O chocolate foi consumido pela primeira vez como uma “bebida” pelos Mais e os Astecas durante seus rituais. Quando chegou a Europa no séc. XVI, esta bebida muito luxuosa foi reservada para a classe alta.
Já sabia de algumas destas curiosidades?
Conheça a novidade da Unique Flavours aqui.
É de bom gosto.